David Iasnogrodski
31/08/2010 | 5771 – Feliz Ano Novo Judaico (Rosh Hashaná)
Setembro.
Mês da Pátria.
Mês das comemorações da Revolução Farroupilha, mas também é a época das celebrações de mais um ano novo judaico. Este ano será comemorado o ano de 5771.
Quando aparecer a primeira estrela na noite de 8 de setembro (quarta-feira) e durante os dias 9 e 10 deste mês, os judeus de todo o universo e seus descendentes estarão celebrando, junto às sinagogas, a chegada do novo ano judaico. Os serviços litúrgicos nas sinagogas são mais longos do que os realizados por ocasião da espera do Shabat (sábado). Iniciam nos primeiros horários da manhã e vão até o final da tarde. É utilizado um livro de orações especial, denominado de Machzor.
Estes dias de celebrações não são apenas ocasiões de alegria, mas dias dedicados a orações. O “Rosh Hashaná” é também denominado de “Yom Hazicaron” (Dia da Memória), quando todas as criaturas são julgadas pelo Criador de acordo com seus méritos.
A seriedade e a solenidade que marcam estas comemorações do “Rosh Hashaná” (em hebraico significando cabeça do ano), assumem na vida de cada indivíduo judeu uma expressão muito importante: são os dias temíveis – “Iamim Noraim” em hebraico.
Estes dias decorrem desde a chegada do novo ano até o Dia do Perdão – “Yom Kipur” – neste ano de 2010 inicia no entardecer de 17 de setembro – sexta feira - com a reza intitulada Kol Nidrei, e durante todo o dia 18 de setembro. Estes dias são considerados de ampla penitência e de grandes orações. Este 5771 será um ano bissexto terá 385dias. O mês de Adar terá o Adar 1 e o Adar 2.
Em contraste com as celebrações do novo ano que caracterizam os diferentes povos, o ano novo judaico é celebrado numa atmosfera de santidade e alegria, marcada pela renovação dos vínculos espirituais entre a alma do homem e Deus. Nas orações, a Paz Universal (Shalom na língua hebraica) faz parte integrante do ritual litúrgico. É um tempo de grandes reflexões a respeito dos erros cometidos, e de decidir perante Deus não repeti-los no próximo ano, terão a chance de recomeçar com a consciência limpa e com a intenção de serem melhores no ano que está iniciando. O Rosh Hashaná é o dia do julgamento.
Os pais fazem questão de levar as crianças nas sinagogas para que os mesmos aprendam as tradições judaicas. Normalmente, há traduções do hebraico para o português das orações para aqueles que não são muito familiarizados com o hebraico.
Em Porto Alegre, assim como em todo o Brasil, as sinagogas estarão de portas abertas, para receber integrantes da comunidade judaica e amigos. Nestas comemorações do ano novo (Rosh Hashaná) e do Dia do Perdão (Yom Kipur) soa o toque do “shofar” ( instrumento confeccionado com o chifre de um carneiro), que possui o seguinte significado: “os adormecidos devem despertar e questionar suas ações e arrependimentos” – Maimônides. O shofar é tocado enquanto são realizadas as orações. Existem maneiras específicas de tocar o shofar, normalmente guiados pelo rabino ou guia espiritual. O som do shofar é como de uma trombeta. Serve para agitar a alma de todos os judeus. Serve para acordar o povo judaico para a onipresença de Deus. Serve para receber a piedade divina através da oração e do arrependimento.
Geralmente, durante o Rosh Hashaná, os judeus dizem uns aos outros “que você seja inscrito e selado no Livro da Vida”. A vida de um judeu depende se ele toma ou não a decisão de fazer correções durante o período destes feriados através do arrependimento (teshuvah), da oração (tefilah) e da caridade (tzedakáh). Nesta festividade, há várias saudações: L’shaná tová tikatevu – significando “possam vocês serem inscritos para um bom ano”. Outra: L’shaná tová tikatevu v’techateimu – significando “ possam vocês serem inscritos e selados para um bom ano”.
O cumprimento mais tradicional entre as pessoas, para estas solenidades, é “Shaná Tová” – significando literalmente Bom Ano, e é o que desejo a todos vocês. Shaná Tová!
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